Depoimento de aprovado em concurso: Abraão Pessoa

rafaelbb
By rafaelbb janeiro 18, 2014 12:59 Updated

Depoimento: Abraão Pessoa

Depoimento de Abraão Pessoa.

Depoimento de Abraão Pessoa.

A estabilidade profissional e financeira advinda da aprovação de um concurso público é uma das metas de milhões de brasileiros que tentam uma oportunidade no concorrido mercado de trabalho. Entretanto, a falta de planejamento e foco, atrapalham muitos desses brasileiros, e os mesmos acabam por desistir de tal sonho e abandonam os estudos para a tal almejada carreira pública. Dessa forma, esta história é direcionada àquelas pessoas que estão desmotivadas a essa árdua caminhada até a aprovação no concurso público. A história é do olindense Abraão Pessoa de Barros, de 32 anos, que reside desde 1996 no município de Gravatá, localizado no estado de Pernambuco. Recentemente, Abraão foi convocado para assumir o cargo de Analista de Sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), na capital federal, em Brasília-DF.

A notícia da aprovação foi confirmada através de correspondência, esse mérito veio de uma longa jornada de estudos que se iniciaram no ano de 2004. São palavras de Abraão Pessoa: “Está é mais uma etapa vitoriosa da minha vida e da minha esposa, pois a referida empresa é a maior em tecnologia da América Latina e ela desenvolve os programas de computador para a Receita Federal, sediada em Brasília, onde teremos que nos mudar. Ficarei com muita saudade de Gravatá, porém com a mudança, irei evoluir aos poucos, apesar de todas as dificuldades, vencendo cada batalha”!

Nesse momento de felicidade, Abraão Pessoa gostaria de agradecer aos amigos, colegas e familiares que em todo o momento o incentivaram a continuar na jornada, sendo estas suas palavras: “Quero agradecer a todos que me ajudaram e encorajaram, mas também àqueles que me criticaram e disseram que eu não conseguiria, a todos que de forma direta e indireta que me deram força para seguir. Agradeço principalmente a minha mãe, que foi minha primeira professora e me ensinou a ler e escrever, já que não na época não tínhamos condições de pagar a escola. Á minha esposa, que por muitas vezes foi ´trocada´ pelos estudos, mas, mesmo assim, sempre me deu força para continuar. Ao meu pai, que, desde pequeno, me incentivou a buscar emprego federal, e ao meu irmão, que tem me apoiado bastante nessa caminhada”.

Finalizando, Abraão Pessoa explica que é possível conciliar uma rotina de estudos com outras atividades, sendo estas as palavras do recente Analista: “Nunca me dediquei totalmente a estudar para os concursos. Atualmente, sou servidor público pela manhã, empresário na parte da tarde (tenho uma pequena empresa de informática) e durante a noite faço o curso de Direito. Então só me restava a madrugada para estudar, mas, mesmo assim, ao concluir a faculdade de Análise de Sistemas, em agosto de 2013, já estava aprovado em outros dois concursos de nível superior – CONAB e DATAPREV -, passando em seguida no SERPRO e no MPU. Não vou parar por aqui, já estou me preparando para o concurso de Tribunal de Contas, que será em maio, além da Câmara, Senado e Polícia Federal, que são sonhos de qualquer concurseiro”, ressalta Abraão.

Formação Acadêmica e Estudantil de Abraão Pessoa

Abraão Pessoa é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio Faculdades Integradas do Recife (FIR),desde agosto de 2013. Atualmente, o analista está cursando o 4º período do curso de Direito. A formação estudantil se iniciou na Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na zona rural do município de Chã Grande, localizado na Zona da Mata do Sul de Pernambuco. Já o ensino médio, Abraão cursou na Escola de Referência de Ensino Médio, em Gravatá, também em Pernambuco.

Concursos Públicos em que Abraão Pessoa foi aprovado

- 1º colocado para o cargo de digitador

Cidade: Chã Grande

Ano: 1996

- 1º colocado para o cargo de Auxiliar administrativo

Cidade: Gravatá

Ano: 2004

- Cargo de Escrivão da Polícia Civil de Pernambuco

Cidade: Região do Agreste

Ano: 2006

- 1º colocado para o cargo de Técnico de Informática

Cidade: Pombos

Ano: 2007

- Cargo de Programador de Computadores da Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco (CHESF)

Cidade: Recife

Ano:2007

- Cargo de Agente Administrativo

Cidade: Recife

Ano: 2010

- Cargo de Programador de Computadores (Tecnologista) para o Exército

Cidade: Recife

Ano: 2010

- Cargo de Programador de Computadores

Cidade: Aracaju

Ano: 2011

- Cargo de Programador de Computadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco

Cidade: Recife

Ano: 2012

- Cargo de Analista de Sistemas do Dataprev

Cidade: Brasília

Ano: 2012

- Cargo de Técnico Ministerial (Área Administrativa) do Ministério Público de Pernambuco

Cidade: Vitória de Santo Antão

Ano: 2012

Créditos da reportagem:

http://maisagreste.com/2014/01/05/analista-de-sistemas-de-gravata-e-convocado-para-concurso-publico-federal-em-brasilia/

Curtam a fan page:

https://www.facebook.com/materiaisgratuitosdeconcursospublicos

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +4 (from 4 votes)
Depoimento de aprovado em concurso: Abraão Pessoa, 10.0 out of 10 based on 2 ratings
rafaelbb
By rafaelbb janeiro 18, 2014 12:59 Updated
Write a comment

No Comments

No Comments Yet!

Let me tell You a sad story ! There are no comments yet, but You can be first one to comment this article.

Write a comment
View comments

Write a comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*